Retrospectiva entre passado e futuro da política nacional e estadual
01/01/2025, 09:47:51Entre os prefeitos das capitais reeleitos com expressivas votações, estarão os possíveis candidatos a governadores.
As urnas municipais deram o tom da política nacional retribuindo aos excelentes gestores votações recordes contra adversários “fortes”, em reeleições indeléveis, e recordes maiores ainda para os que concorreram contra cavalos paraguaios, parte de estratégia de marketing de quem vive de política.
Também foi demonstrada um retorno aos partidos que com seus candidatos conseguiram a maior aglutinação entre os vereadores – coesão política – permitindo que mesmo existindo oposição, esta foi mera peça teatral das negações e impedimentos contra projetos vindos do executivo, aprovados sempre pela maioria absoluta. Oposição tem sempre que existir, mesmo que seja para mostrar a incompetência.
Para o futuro, as urnas também deixaram claro que a polarização no Brasil tende para um momento diferente com as perspectivas de várias candidaturas da direita contra uma única da esquerda.
Isso facilita a vida de quem continua unido e convergindo com mais partidos e nomes para si. Lula, e não o PT, ficando ainda mais forte.
E esse será o quadro de 2026 como futuro prometido pelas especulações do quadro atual.
Análise factual sem restrições ao contraditório. Desde que fundamentado.