Qual a diferença entre expansão monetária e inflação? Uma é a mãe da outra.

Depois de várias leituras e assistir a várias entrevistas, conclui-se de maneira rasa, mas para o alcance de todos que desmembrar expansão monetária de inflação é, em resumo, o abaixo descrito.

Qual a diferença entre expansão monetária e inflação? Uma é a mãe da outra.

Por falta de do conhecimento da economia, o povo brasileiro pensa que a inflação é gerada pelos empresários que aumentam os preços das mercadorias aleatoriamente, quando essa verdade é da expansão monetária, mãe da inflação. O único culpado pelo resultado – aí sim, a inflação – é o governo por não promover o controle em suas contas e viver dos percentuais abusivos dos impostos agregados aos preços das mercadorias.

Inflação é o termo utilizado para descrever o aumento dos preços de produtos e serviços, enquanto aumento de preços é uma das consequências da inflação: 

  • Inflação

É o aumento dos preços de bens e serviços em uma economia, medido por índices de preços. A inflação pode ser causada por fatores econômicos, políticos e culturais. Ela pode ter um impacto negativo no poder de compra da moeda e na população, resultando em empobrecimento. 

  • Aumento de preços

É uma das consequências da inflação. O aumento de preços pode ser causado por diversos fatores, como: 

  • Aumento dos custos de produção, como com matéria-prima, salários, impostos ou dívidas 
  • Aumento da demanda, ou seja, quando as pessoas compram mais um produto, o preço tende a subir 
  • Deficiências ou precariedades da infraestrutura e da cadeia produtiva 

O Brasil tem vários índices de preços, sendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) o utilizado no sistema de metas para a inflação. 

Creditos: Raul Rodrigues