Secretaria de Saúde de Penedo orienta profissionais sobre tratamentos preventivos contra o HIV

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), promoveu capacitação sobre cuidado integral às pessoas com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Secretaria de Saúde de Penedo orienta profissionais sobre tratamentos preventivos contra o HIV

O objetivo do treinamento foi orientar profissionais da rede pública de saúde do município sobre o tema, com foco para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), visando ampliar o atendimento relacionado à infecção nos serviços de saúde.

A capacitação aconteceu na quarta-feira, 13, no auditório do Fórum do TJ Alagoas em Penedo e reuniu profissionais de todas as coordenações da SEMS. 

As enfermeiras que ministraram o curso foram Cristina Raquel Lopes dos Santos Tonial. Diully Siqueira Monteiro e Jussiara Santos Reis. Elas fazem parte do Programa Estadual de HIV/Sífilis e hepatites virais do estado de Alagoas.

prevencao-hiv-penedo-4-1068x712.webp

“A capacitação de profissionais de saúde sobre PrEP e PEP é importante para que eles possam analisar o público para a utilização das profilaxias e indicação dos meios preventivos e tratamentos adequados. A PrEP é um método de prevenção ao HIV e a sua implementação no SUS é considerada um marco importante na resposta ao HIV/Aids no Brasil”, disse a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Isabelle Souza.

A UPA fornecerá a Profilaxia Pós-Exposição para os pacientes com exposição ao vírus HIV. Ele será avaliado por uma equipe de saúde para verificar a necessidade de intervir com a profilaxia. E, no caso de precisar dar início ao tratamento, a identidade e dados do paciente serão resguardados, conforme assegura a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

O que é PrEP e PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um serviço que disponibiliza medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o vírus HIV, em situações como violência sexual; relação sexual desprotegida; ou acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico.

Já a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma nova forma de prevenção, que consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais via oral em pessoas não infectadas, mas que são suscetíveis à infecção pelo HIV. 

Podem usar PrEP pessoas de ambos os sexos, a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco aumentado de aquisição da infecção pelo HIV.

Creditos: Gabriela Flores