Uma boa estória do tempo dos governos militares
31/10/2024, 08:34:29Dizem os "estoriadores" da época que foi exatamente em 1976, ano da instalação da Sal Gema em Maceió.
Reza a lenda que em visita a Alagoas, o então Presidente da República Federativa do Brasil, General Ernesto Geisel, fora convidado a participar de um passeio acompanhado do governador da época, Divaldo Suruagy, a quem seguiu em companhia do maior líder político daquele tempo, em Landau do governo do estado.
Passeou pelas ruas e principais praias de Maceió, pelos bairros mais bem cuidados, e por fim foi conhecer o mais famoso Cabaré da terra dos Marechais, o Mossoró, situado na parte alta da cidade, imediações do atual prédio do Jornal Gazeta de Alagoas.
Por lá chegando, o Presidente Ernesto Geisel foi recebido por um papagaio falante que lhe deu “boa noite autoridade”. Perplexo o General Ernesto Geisel perguntou se o papagaio se comportava sempre assim. E a resposta veio do próprio proprietário do Cabaré, senhor Benedito Mossoró, e também proprietário de Ford Galaxe similar do Landau oficial do governo do estado. Sim senhor presidente, sempre recebe bem às autoridades que chegam aqui.
Encantado com o papagaio Geisel então perguntou: o senhor vende esse papagaio? Não senhor. Mas para o senhor Presidente lhe faço um presente e de muito bom grado. O que o Presidenta e General Ernesto Geisel, de pronto aceitou.
Chegando em Brasília o Presidente ordenou que o papagaio fosse posto na entrada do Palácio do planalto, no que foi atendido.
Meses se passaram e o papagaio recebendo a todos sempre com a saudação, “bom dia autoridade, ou boa autoridade”, ficando famoso na capital federal.
Porém, em certo dia o Presidente da República convocou uma reunião com seus ministros militares e na chegada de todos juntos e em horário agendado, eis que o papagaio grita: “fecha o Cabaré que a polícia chegou”!
E esta, segundo a lenda, foi a última vez que viram o papagaio em Brasília.