2025. Começo da Era Lopes para Penedo e para os penedense
13/10/2024, 09:01:31O passado foi marcado pelo que todos sabem. E as urnas de 2024 disseram que não nos foi bom. Agora é construir um melhor futuro com o que aprovamos com a nova política.
Como bem define o vereador Derivan Thomaz, a reeleição é o que define o político dentro das expectativas de sua carreira e entre os eleitores, que são os patronos dos mandatos subsequentes. Essa regra é a lei da sobrevivência, também mencionada por sábios políticos como Renan Calheiros.
Partindo desse pressuposto, podemos afirmar, com base na expressiva e acachapante votação do prefeito de Penedo/AL, Ronaldo Lopes (MDB), em sua reeleição, que começa a partir de agora a Nova Era Política penedense: a Era Lopes. E para aqueles que não aceitam isso, que localizem a oposição. Não se trata de desafio, mas sim de constatação.
Com o novo mandato, Ronaldo Lopes iniciará a Era Lopes com mais obras edificantes, como a pavimentação asfáltica dos acessos aos povoados, a construção de áreas de lazer – praças e outros logradouros públicos –, e a manutenção de todo o parque físico da cidade, além da tão esperada Ponte Penedo/Neópolis, que abrirá uma nova perspectiva de movimentação para a cidade dos sobrados, hoje muito mais divulgada a nível nacional e até internacional. Penedo, com Ronaldo, já é outra cidade, e com tudo o que está por vir jamais será o mesmo, servindo seus mandatos como um divisor de águas entre o antes e o depois de RL.
E não para por aí. A cidade das ruas estreitas e largas avenidas, devido à sua longa história, também precisará recuperar a cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado, não permitindo que os votos dos penedenses contribuam para eleger eternos visitantes de carreiras meteóricas, que a cada quatro anos nos visitam com as famosas malas pretas, apenas para depois beneficiar seus municípios de maior interesse. Penedo precisa voltar a ser protagonista, e não sobreviver de oportunidades criadas por quem abre a porta do gabinete do governador para falar sobre a cidade.
Para tanto, Penedo conheceu, em duas oportunidades, 2022 e 2024, um jovem disposto a defender a cidade de seus avós e de seus pais, alguém que carrega em sua genética o compromisso com suas raízes. Guilherme Lopes será, com certeza, o nome de Penedo para dignificar o litoral sul, a zona da mata, o agreste, o sertão e o litoral norte, pela sua atuação como secretário executivo de saúde do estado (SESAU) e por ser um líder nato que poderá substituir aqueles que pensávamos ter, e que não nos representaram como a reciprocidade que os penedenses merecem.
Fácil assim.