Vídeo: denúncia de som alto termina com empurrões e tiros de PMs; mulher é detida

Vídeo: denúncia de som alto termina com empurrões e tiros de PMs; mulher é detida

Uma denúncia de perturbação de sossego alheio levou policiais militares a uma comunidade no município de Capela, no interior alagoano, onde ocorreu a abordagem, gravada em vídeo por populares, com agressões, tiros e uma mulher detida. O caso aconteceu no sábado (28).

  • Receba as notícias do TNH1 em seu WhatsApp

O vídeo (assista mais abaixo) mostra três policiais militares, e um deles aparece com uma arma de cano longo em mãos. Um dos PMs empurra um jovem, e em seguida, uma mulher, o que provocou a queda dessa última, que veste blusa amarela e short vermelho.

O policial que está com a arma em mãos efetua dois disparos de elastômero (bala de borracha) e depois dá um chute na mulher que já havia se levantado da queda. Ela senta e é amparada pelo jovem também agredido. Na sequência das imagens, um policial a puxa e a leva à força para a cápsula de retenção na viatura. Havia crianças no local, que, muito assustadas, começaram a correr e a gritar. 

Assista:

O major Albuquerque, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar Independente (3ª CPM/I), em contato com a produção da TV Pajuçara, explicou que a equipe agiu com "meios necessários" para garantir a aplicação da lei e para não ser vítima de agressão.

"A guarnição foi recolher o som e as pessoas partiram para cima dela. Foi feito o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por perturbação de sossego, e em seguida, devido ao desacato da mulher que aparece no vídeo, foi feito outro TCO por desacato e desobediência", destacou.

A mulher detida foi encaminhada ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do município. Como era crime de menor potencial ofensivo, ela não ficou presa e foi liberada. Ela assinou o compromisso em comparecer à Justiça quando for solicitada.

Confira a nota da PM:

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) vem a público manifestar-se a respeito de um vídeo que tem circulado em redes sociais. A Corporação esclarece que se trata de uma ocorrência registrada no bairro Mutirão, no município de Capela, na noite de sábado (28) por uma equipe da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I).

A guarnição foi acionada pouco antes das 23h para verificar um som abusivo em uma residência localizada no Conjunto São Sebastião. Enquanto a viatura se aproximava, já era possível confirmar a denúncia e que se tratava de uma residência que era reincidente neste tipo de ilicitude. Na chegada ao local, os policiais encontraram a proprietária bebendo junto a outras pessoas. A equipe solicitou que o som fosse desligado. Ela obedeceu após certo tempo, mas se negou a apresentar alguma documentação pessoal.  

Diante de novo pedido para que a mulher buscasse seus documentos, ela manteve a negativa e começou a mudar o comportamento. Fez comentários depreciativos sobre a PM. Contudo, ao entrar em casa, mudou o tom e passou a proferir uma série de ofensas, palavrões e xingamentos. 

Quando a equipe recolheu o equipamento de som, a mulher partiu em direção a um dos policiais, ignorando os pedidos para se afastar. Outros indivíduos começaram a se juntar e alguns deles foram em direção à guarnição. 

Diante da situação, foi necessário empregar a força com uso de instrumento de menor potencial ofensivo; para isso, utilizou-se uma espingarda com munições de elastômero (borracha), resultando em dois disparos. Foi lavrado um primeiro Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela contravenção penal de perturbação do sossego, e na sequência, foi prestado suporte para atendimento médico para a senhora envolvida. Por fim, foi confeccionado um segundo TCO por desacato e desobediência.