Penedo atinge todas as metas dos indicadores e conquista nota máxima no Previne Brasil
30/07/2024, 16:26:41A Prefeitura de Penedo colhe os resultados de uma gestão voltada para o bem-estar da população.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) festeja a nota 10 obtida no primeiro quadrimestre de 2024 no Previne Brasil e lidera entre os municípios alagoanos com mais de 15 mil habitantes.
Lançado em 2019 pelo governo federal, o Previne Brasil avalia o progresso na saúde com base em sete indicadores específicos a cada quadrimestre, com ênfase nos atendimentos relacionados à saúde da mulher.
O desempenho geral evidencia que as atividades diárias nos postos de saúde de Penedo superaram todas as metas estabelecidas pelo programa, resultado de estratégias bem elaboradas e implementadas para melhorar a saúde da população local.
Os dados mais recentes do Previne Brasil demonstram que a Prefeitura de Penedo oferece os melhores serviços de saúde entre os municípios alagoanos com mais de 15 mil habitantes. No comparativo com as oito cidades da 6ª Região de Saúde, Penedo se destaca no topo, enquanto Piaçabuçu está na penúltima posição e Coruripe no quarto lugar.
O grande destaque é o acompanhamento pré-natal, com 80% das gestantes realizando, pelo menos, seis consultas durante a gravidez, número que se aproxima do dobro da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (45%).
A administração de Ronaldo Lopes também obteve 95% de gestantes com pelo menos uma consulta odontológica, superando a exigência de 60% do Previne Brasil. Além disso, 96% das mulheres grávidas atendidas na Atenção Básica municipal realizaram testes para sífilis e HIV, com a meta sendo de 60%.
Outro indicador importante no Previne Brasil, que comprova a excelente atuação da Secretaria de Saúde de Penedo, é a cobertura vacinal contra poliomielite e tetravalente. Penedo superou a meta de 95% de crianças vacinadas, atingindo uma cobertura de 98%.
Nos outros indicadores, a SEMS também ultrapassou as metas, como na coleta de citologia para mulheres de 25 a 64 anos ao longo de 3 anos, beneficiando 57% do público, enquanto a meta é de 40%.
Nos atendimentos para hipertensos e diabéticos, as consultas chegaram a 62% e 58%, respectivamente, superando as metas estabelecidas de 50%.
Esses avanços são fruto do esforço diário das equipes de saúde, incluindo programas municipais como o Cegonha Penedense, que promove o pré-natal completo, e o Penedo Cuida, que realiza atendimentos domiciliares para pacientes acamados.