TODA CRISE GERA UM MITO!
16/07/2021, 12:45:27Artigo escrito em 15 de agosto de 2005. Mas tão atual que resolvemos reeditá-lo.

A lenda, a literatura e a história contam que o mundo sempre vai sobreviver aos grandes cataclismos com o surgimento de um novo mito. Entramos no século XXI com o planeta em crise de líderes, e isto sempre foi um ponto de observação para quem escreve, para os filósofos e antropólogos, pois a população mundial sente a necessidade de um referencial de comando, um porto seguro, um equilíbrio entre o bom e o mal.
Iniciamos a virada do século com o homem mais poderoso do planeta, George W. Bush provocando uma guerra sem a justificativa plausível, aliado a aos E. U. A. países ricos e poderosos, também liderados por figuras que não aglutinam para si a confiança da maioria, e os continentes tentando criarem mecanismos que desenvolvam suas potencialidades, mas sendo achatados pelo G 8.
A moeda mundial, o Dólar, sofrendo quedas sucessivas o que faz mexer na economia mundial de maneira um tanto quanto perversa, impondo sacrifícios muitas das vezes desnecessários, o petróleo sendo cada vez mais decisivo no mundo dos negócios, o poder bélico sendo demonstrado pelos invasores do Iraque como forma de recado aos outros povos para que contenham seus intentos ideológicos, a ciência sem provara grandes avanços na corrida contra a AIDS, e a política totalmente envolvida em escândalos de corrupção no mundo inteiro como se fosse uma praga sem controle.
a violência nas grandes ou pequenas cidades sendo tratada como, coisa normal ou natural, mesmo se tratando da banalização da morte e da dor, os autores de novelas e filmes esgotados de novas ideias, entram no palco com as repetições de melodramas ou comédias de mau-gosto, as redes de TVs, naquele momento maior veiculo de comunicação do mundo entregues a grupos dominantes do poder político ou econômico, e como tal fazendo a defesa do que lhe é conveniente sem preocupação com a melhor formação do povo.
A Internet deixando os mais distantes rincões do planeta globalizado mesmo que isto lhe imponha a miséria do desemprego e as conseqüências da tecnologia, em resumo, não existe se quer a esperança, e isto é que provoca a necessidade do nascimento de um novo líder, homem, ou país, grupo ou conglomerado, o fato é que o mundo precisa de um novo horizonte, e isto sempre veio após uma grande crise, uma decepção sem igual, um desmoronamento do poder central.
Particularmente no Brasil, vivemos a maior crise moral de nossa história, o partido governista envolto no maior escândalo de corrupção generalizada, o Presidente mostrando o seu lado real de mero falastrão de palanque, sua equipe recebendo do povo o diploma de incompetente, pois até mesmo na área econômica, aquela que se diz mais eficaz no combate à inflação.
Pois de tanto apertar o cinto comprometeu áreas importantes como saúde e educação por falta de investimentos, enfim chegamos ao caos, muito próprio da política.
A história registra passagens assim em outros tempos, mas todos eles culminaram com situações tão graves que para se reverter o quadro, o remédio foi tão duro quanto o uso de uma droga letal.
Vivemos uma briga de egos, poderes enfrentando poderes, homens se digladiando sem a menor necessidade, a razão sendo trocada pela ambição, a agressão ao habitat se justificando pelo progresso, é o homem destruindo ao homem em busca do sucesso ou do poder.
Até a natureza tem dado recados para que tenhamos vida, mas vida em abundância, como está escrito na Bíblia. Por enquanto só nos resta rezar e esperar!
