Quais os riscos de absolutismo se instalar no Brasil?

Quais os riscos de absolutismo se instalar no Brasil?

Temos dois exemplos clássicos do absolutismo no Mundo; o da França entre os séculos XVI e XVIII com o Rei Luís XIV, o mais famoso absolutismo aos olhos da população mundial, e o absolutismo da Inglaterra, que se inicia com o Rei Henrique VII, da dinastia Tudor, em 1485 e termina com o Rei Charles II, da família Stuart, em 1685. E com o apoio da burguesia, Henrique Tudor, coroado como Henrique VII, que fundou a dinastia que permaneceu no poder entre 1485 e 1603.

Em resumo, o absolutismo no Mundo se caracteriza pelo domínio total de um Rei, Imperador ou nos tempos atuais, de um Presidente, cujas bases no parlamento lhe deem sustentação suficiente para fazer o que quiser. Governa segundo a sua vontade.

Na França, o Rei Luís XIV o absolutismo foi fruto do fim da Guerra dos Cem Anos – entre os anos de 1337 a 1453 – trazendo como consequência a expulsão de todos os inglese do território francês, fortalecendo assim o nacionalismo e a autoridade do Rei. Daí a celebre frase: “a leia sou eu!”.

Já na Inglaterra, o absolutismo foi marcado por um importante diferencial se comparado às outras monarquias europeias. Desde 1215, o poder do Rei estava limitado pela Carta Magna. Desta forma, além da nobreza e da Igreja, os Reis ingleses tinham que levar em conta o Parlamento quando governavam. Espécie de parlamentarismo no mundo atual.

Entendendo que esta forma de governar começa pelo poder concentrado nas mãos de uma só pessoa, que por influência personificada consegue fazer se eleger os que a ele fazem combinação política, e por isso mesmo, passam a lhe deverem obediência, uma espécie de absolutismo pode se instalar no Brasil com um governo eleito preparado para lhe obedecer em tudo e por tudo.

E tendo o senhor presidente Jair Messias Bolsonaro, em suas caraterísticas justapostas, à inclinação para um regime de governo fechado e ao seu comando, com as eleições dos seus aliados espalhados por todo o país, de deputados federais a senadores, para se instalar no Brasil um absolutismo é uma questão de tempo.

Tempo demarcado para o início no dia 30 de outubro de 2022 em caso de vitória de Bolsonaro, e fim deste, só quem sabe é Deus.     

     

Creditos: Raul Rodrigues