Entrar em queda do número de mortes por Covid-19 não significa “estamos livres!”.

A notícia da redução no n´mero de mortes é verdadeira. Mas não em definitivo!

Entrar em queda do número de mortes por Covid-19 não significa “estamos livres!”.

O sentimento de alegria e alívio depois de mais de um ano e meio sofrendo com perdas de familiares, dores de recuperação da saúde e ainda da fisioterapia parar se reabilitar por completo da Covid-19, o anúncio de queda no número de mortes pela doença não significa de modo algum que vencemos ao Coronavírus. Estamos apenas fechando portas da contaminação.

A UTI está vazia, mas para continuar assim depende de nós.

A maior especificidade de que estamos no caminho certo aponta para a vacinação em massa – para muitos, experimento que salva vidas –, mas que sem ela estaríamos ainda zona de confronto direto com a morte. Os cuidados com o uso da máscara, da higienização das mãos e o distanciamento social continuam valendo sempre.

E, o risco de um terceiro soluço da infecção está exatamente na falta de cuidados quanto às prevenções consideradas pela maioria dos não inteligentes como desprezíveis. O uso da máscara, da higienização e do distanciamento social são os responsáveis pela primeira etapa do controle contra a infecção, duro tratamento e da morte do grupo de sobreviventes.

Portanto, ainda é muito cedo para comemorações com aglomerações e sem o uso das ações preventivas.

 

Tudo depende de nós!

Creditos: Raul Rodrigues