Desdobramentos da “concessão” do SAAE para empresa ou grupo privado.
22/06/2021, 19:32:09O Marco Legal do Saneamento é caminho sem volta. Falta então levar ao conhecimento de toda a população a compreensão de que não é uma opção do prefeito. É uma Lei a se cumprir.

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE – de Penedo-AL, autarquia criada pela administração Hélio Lopes nos anos 50, que tem por finalidade captar, tratar e abastecer com água aos usuários penedenses, e também promover ações sociais como abastecer a localidades cuja arrecadação não supera a despesa para atender a tal finalidade, entra em seu último ano de vida pública. O SAAE será deveras privatizado com o nome de concessão em 2022.
Os valores da negociação deverão ser administrados pela administração Robaldo Lopes o que por histórico familiar e vida pública garante aos penedenses a tranquilidade do bom uso de tais recursos, e, que deverão ser de todo aplicados em obras de finalidade coletiva para a população.
A nova empresa ou grupo empresarial que arrematar o SAAE de Penedo receberá um órgão enxuto com todas as contas em dia, à exceção de valores em atraso para com a Agência Nacional das Águas – ANA – que ainda assim são questionáveis na ordem jurídica sobre o montante apresentado pela entidade, todavia sem ressalvas do débito.
A nova administração do SAAE tem por obrigação a cumprir ante ao Marco Legal do Saneamento realizar todo o saneamento básico de Penedo e assim tratar toda a água utilizada pela população para posterior devolução ao meio ambiente – rio São Francisco – o que implicará para o usuário do abastecimento via companhia abastecedora um aumento na tarifa com valores entre 50 a 80% nas novas contas de água se considerados os usuários de baixa renda.
Toda a despesa que atualmente o SAAE tem para tratar a água que abastece as nossas residências, incluindo energia elétrica para captação do líquido e posterior distribuição por meio de bombeamento eletromecânico é o que é cobrado pela autarquia e as despesas com pessoal e insumos de manutenção. Isto se analisando a grosso modo.
Logo, se a empresa irá tratar novamente a água utilizada para devolvê-la a natureza em condições de reuso, todo esse custo operacional será também cobrado o que importa na nova tarifa, tal qual como se paga na capital Maceió onde o saneamento básico já existe.
Na verdade a tarifa aumenta em 100%, entretanto considerando-se que famílias consideradas de baixa renda também serão atendidas, em geral o percentual cai então para o entorno de 80%.
Riscos da imposta concessão: é imperioso que o prefeito Ronaldo Lopes tenha um trabalho magistral de divulgação em massa sobre quais condições serão atendidos os interesses das partes, pois estamos falando do atendimento de 100% da população da cidade, vinte e três mil residências – em média –, a estabilidade dos servidores da autarquia que devem ter preservados os seus direitos trabalhistas para que tudo isso não venha a se transformar em um CAVALO DE TRÓIA contra o atual prefeito.
Em política amigos permanecem amigos até então os interesses serem atendidos na plenitude dos próprios interesses. É o recado que este redator deixa ao prefeito.
