Deputado Leonam Santana faz indicação sobre construção da Ponte Penedo/Neópolis
08/03/2023, 08:55:14Indicação conta com novas possibilidades, mas a discussão continua com adeptos e contrários.

Um assunto recorrente desde os finais dos anos 60 quando da construção da primeira ponte interligando os estados de Alagoas e Sergipe, que as balelas foram levantadas por conta de a construção ter sido escolhida – leia-se obrigada – entre as cidades de Porto Real de Colégio e Propriá.
À época muito se falou de Penedo ter perdido aquela oportunidade. Mas o fato concreto foi que a ponte tinha que operar a rede ferroviária – os trens – bastante usual naquele tempo naquela localidade, o que tirava de Penedo e Neópolis de quaisquer tentativas de se trazer a ponte para cá.
Os trilhos de trens – rede ferroviária – já existiam em Porto Real de Colégio e Propriá. Ponto final para quaisquer discussões.
Em 2008 houve um novo levante do tema pelo então deputado estadual em exercício do mandato, Manoel Santana, que fez indicação ao governo Téo Vilela para que se envidassem esforços no sentido de se construir a tão propalada ponte Penedo/Neópolis, mas não passou da indicação.
E por força da imperiosa necessidade da duplicação da BR 101, foi feita mais uma ponte entre Porto Real de Colégio e Propriá, atendendo justamente ao princípio de que por lá já existia a primeira parte da BR 101. E mais uma vez Penedo e Neópolis ficaram de fora desse novo projeto iniciado pelos governos Lula e Dilma, e terminado pelo governo Bolsonaro, cuja participação foi praticamente inaugurar.
Ontem, dia 07/03/23 o deputado estadual, Leonam Santana, dirigiu-se à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado – ALE – e renovou a indicação para que o governo Paulo Dantas, reúna forças juntamente ao ministro dos transportes – Renan Filho – para quem sabe, depois de 53 anos essa luta quase inglória tenha um final feliz.
Observação importante: Dr. Raimundo Marinho ex-prefeito de Penedo por três mandatos sempre se manteve firme quanto ao não desenvolvimento trazido para Porto real de Colégio e Propriá pela instalação da ponte aquela região. E dizia ele à época na presença deste redator: “Propriá e Porto Real de Colégio não ganharam nada com a construção daquela ponte, que se passasse por dentro das cidades as destruiriam com a passagem de caminhões e carretas de grandes tonelagens”.
Ainda hoje a demanda da construção dessa ponte gera pontos e contrapontos.
