Ai que saudades que eu tenho da aurora da minha vida que os anos não trazem mais...
05/10/2023, 07:11:33Quem não tem passado não constrói presente nem futuro.

Certa vez ouvi de um ex-prefeito de Penedo que saudosismo atrapalha, “você é saudosista” como se se ter saudades das coisas boas da vida seja algo ruim ou prejudicial. Entendi que ele não tinha passado.
E se tinha não o valorizava.
Relíquias fotográficas remontam o tempo passado, nos trazem saudades e com elas as lembranças do quão bons foram os dias vividos por entre os nossos passados, alicerces do presente de cada um, e/ou futuro de quem aquilo viveu.
Citava esse redator em artigo anterior a este, que Penedo detém títulos que nenhuma outra cidade detém, e citava o de Centro Educacional da Região, que provocado por esta citação fui buscar em nosso WhatsApp a imagem que faz brilhar manchete deste cronológico artigo.
Trata-se de uma turma de professores da Escola Normal de Penedo, depois, Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto, atual Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, em seus áureos tempos de formandos aprovados no extinto Científico e aprovados em concursos públicos a nível nacional.
Era a época da Geração de Ouro que foi seguida por notáveis professores até os anos 80, meados de 90, quando sem participação de Cursinhos, os estudantes deste estabelecimento de ensino faziam desfilar após o resultado dos vestibulares da UFAL, os Cabeças Peladas no Centro de Penedo, atual Largo do São Gonçalo.
Na foto em tela, proeminentes professores: Murilo Mendonça, advogado e responsável pela cadeira de Língua Portuguesa, Dr. Raimundo Marinho, dentista e responsável pela cadeira de Química, Padre José Damasceno Lima, Diretor, Lúcia Nogueira, responsável pela cadeira de Matemática, Professora Socorro, e Antônia Gazzaneo, responsável pela cadeira de Geografia reconhecida por todos pelo notório saber.
Foto foi feita quando da visita do então governador Lamenha Filho a Penedo.
