24 de janeiro de 1960. Centenário da entrada da Armada no rio São Francisco.
20/04/2023, 11:52:41Marco histórico levado ao esquecimento.

Em 24 de janeiro de 1960, comemorou-se na cidade do Penedo, situada à margem esquerda do rio da Unidade Nacional, o rio São Francisco, o marco do Centenário da entrada da Armada da Marinha do Brasil nas águas do Velho Chico.
À época houve uma singela comemoração com a presença das pessoas no famoso Porto das Balsas, do prefeito Hélio Nogueira Lopes, autoridades da Marinha do Brasil, à época, Capitania dos Portos de Penedo, vindo Penedo a receber a passagem do navio Fragata Penedo, em data posterior, na gestão prefeito Raimundo Marinho.
Como tal data não tem sido dada à sua tamanha relevância, registramos aqui no Correio do Povo de Alagoas, que em 24 de janeiro de 1860, a Marinha do Brasil fez percorrer as águas do Velho Chico por meio de embarcação e seus homens, a sua primeira subida ao rio da Unidade Nacional.
E, nesta época a navegabilidade permitia que embarcações de grande porte fossem de Penedo à Piranhas com segurança quanto à profundada das águas hoje assoreadas que não permitem até a pequenas embarcações de pequeno calado, fazerem o mesmo trajeto.
