24 de janeiro de 1960. Centenário da entrada da Armada no rio São Francisco.

Marco histórico levado ao esquecimento.

24 de janeiro de 1960. Centenário da entrada da Armada no rio São Francisco.

Em 24 de janeiro de 1960, comemorou-se na cidade do Penedo, situada à margem esquerda do rio da Unidade Nacional, o rio São Francisco, o marco do Centenário da entrada da Armada da Marinha do Brasil nas águas do Velho Chico.

À época houve uma singela comemoração com a presença das pessoas no famoso Porto das Balsas, do prefeito Hélio Nogueira Lopes, autoridades da Marinha do Brasil, à época, Capitania dos Portos de Penedo, vindo Penedo a receber a passagem do navio Fragata Penedo, em data posterior, na gestão prefeito Raimundo Marinho.

Como tal data não tem sido dada à sua tamanha relevância, registramos aqui no Correio do Povo de Alagoas, que em 24 de janeiro de 1860, a Marinha do Brasil fez percorrer as águas do Velho Chico por meio de embarcação e seus homens, a sua primeira subida ao rio da Unidade Nacional.

E, nesta época a navegabilidade permitia que embarcações de grande porte fossem de Penedo à Piranhas com segurança quanto à profundada das águas hoje assoreadas que não permitem até a pequenas embarcações de pequeno calado, fazerem o mesmo trajeto.

 

  

Creditos: Raul Rodrigues