Em seis meses, mais de 700 motociclistas são flagrados sem CNH em Maceió
20/03/2024, 06:02:35Flagrantes foram feitos durante a operação Ruído Zero

Implementada desde agosto de 2023, a operação Ruído Zero tem como objetivo inibir a circulação de motocicletas irregulares e que emitem ruídos excessivos nas vias da capital alagoana. Durante o período, foram mais de 4.200 abordagens e nestas mais de 700 motociclistas foram flagrados conduzindo o veículo sem portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, André Costa, alerta para a prática irregular. “É um número preocupante, O condutor não habilitado representa um risco ao trânsito em qualquer situação, esteja ele em uma motocicleta, em um automóvel ou qualquer veículo. É uma prática nociva à segurança viária, que pode resultar em acidentes graves”, afirma.
O que diz o CTB
Ser flagrado conduzindo veículo sem CNH configura infração, conforme diz o Artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motociclista ou motorista abordado nessa situação recebe multa de R$ 88,38 e perde três pontos na carteira. A medida administrativa para esses casos é a retenção do veículo até a apresentação do documento ou de um condutor devidamente habilitado.
“Aqui vamos muito além da infração e da penalidade envolvida nessa infração, mas nas consequências, como um acidente com vítimas, que pode ser evitado em uma fiscalização que flagre o condutor inabilitado, por exemplo”, completou André Costa.
