Após os anos pandêmicos, Ovo da Madrugada larga para seu 15º desfile
23/01/2024, 21:15:08Dos foliões mais marcantes temos os nomes do Dr. Fernando Andrade, pernambucano da gema, e penedense da clara, Ideraldo Rocha, Joaquim Reis, e tantos outros que não podemos enumerar de todos.
Nascido em 2009, o Bloco carnavalesco Ovo da Madrugada, vai para o seu 15º desfile respeitando-se o segundo ano da pandemia, quando não houve Carnaval no Brasil.
Fruto de um bate-papo entre Betinha Galvão, Albinha Ataíde, que em companhia dos seus respectivos esposos, Alcides Regueira e Maurício Resende, nomeado depois como diretor de marketing, e criador do nome Ovo da Madrugada, resolveram brincar com a ideia, e daí nasceu o bloco carnavalesco que abre todos os anos o Carnaval de Penedo.
A diretoria começou composta por Alcides Regueira, Betinha Galvão, Maurício Resende, Ederaldo Beline e Júnior Dantas, divididos por funções afins a cada um deles.
Durante todos esses anos, o Bloco Ovo da Madrugada, tem se mantido fiel ao seu estilo musical mesclando frevos, marchinhas e outros acordes, todos pertencentes à Festa de Momo e suas tradições.
Tendo se tornado um marco carnavalesco da cidade das ruas estreitas e largas avenidas, assim percorre as principais ruas do Centro Histórico, saindo sempre da Praça Jácome Calheiros, descendo pela Rua Barão do Rio Branco, Praça Marechal Deodoro, Ruas, Fernandes de Barros e Dâmaso do Monte, passando pela frente do Majestoso Hotel São Francisco, percorrendo toda o Largo do São Gonçalo, de onde se dirige para as Avenidas Divaldo Suruagy, e Duque de Caxias, Praça 12 de Abril, Rua Sete de Setembro, Rua João Pessoa de volta à praça Jácome Calheiros seu Quartel General.
Sobre o número de participantes, nunca atingimos aos três mil foliões. O exagero fica por conta de quem aumenta, mas não inventa. E todo o percurso é acompanhado por orquestras de frevo de músicos de Penedo e região.
Para os foliões que percorrem todo o trajeto, é oferecido o famoso banho de carro-pipa, para aliviar o calor do “Sol a pino”, fenômeno que somente ocorre em Brasília duas vezes por ano, mas muito usual por todo o país para simbolizar estar o astro Rei, por sobre as cabeças das pessoas.
Neste ano, o Ovo da Madrugada há rebuscar um momento ímpar que é homenagear o comércio local, um parceiro de sempre. E como de sempre, contar com o apoio da prefeitura municipal como grande contribuinte desde a sua fundação.
Como data de encontro de penedenses que residem fora, amantes da cidade dos sobrados, e das velhas amizades preservadas ao longo do tempo, neste dia 27/01, Penedo vai virar novamente o Caldeirão da Folia, e você não pode perder.
Façam uma viagem no túnel do tempo pelas imagens de vários desfiles do Ovo.



















