Ponte Penedo Neópolis; para não dizer que não falei das flores em toda a sua história

A primeira ponte interestadual entre Alagoas e Sergipe foi construída nos anos 60, inaugurada em 1970, quando Penedo perdeu para a preservação do patrimônio histórico o desgaste impostos pelo movimento de caminhões simples ou trucados, o FNM e pelas jamantas - carretas Scania Vabs por dentro de toda a cidade.

Ponte Penedo Neópolis; para não dizer que não falei das flores em toda a sua história

A ponte entre Penedo e Neópolis terá mais de 1.080 metros de extensão e 21 metros de largura, com a previsão de duas faixas de rolamento de 3,75 metros cada. O projeto inclui faixas de segurança laterais de 2,5 metros e passeios de 2,3 metros para cada lado. Sua explicação deve ser minuciosa, desde a sua concepção até a assinatura da Ordem de Serviço.

A defesa desse monumento histórico, aguardado pela população de Alagoas e Sergipe, entre Penedo e Neópolis, envolve exatos 63 anos de extensas discussões e falácias. A questão remonta à construção da primeira ponte entre os dois estados, situada na divisa de Porto Real de Colégio (AL) e Propriá (SE), que tinha uma linha férrea interligando as duas cidades.

Naquela época, a classe política empenhou-se, não faltando respeito às prioridades locais. Atualmente, o local escolhido entre Penedo e Neópolis resulta de uma decisão política, envolvendo o presidente Lula, a incansável luta do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, ao longo dos

Ponte BR 101 entre Alagoas e Sergipe..jpg

 últimos dez anos, e o desejo do então governador de Alagoas, Renan Filho. Este último chegou a anunciar a construção com recursos próprios, suspensa, no entanto, pelo desagrado do então presidente Bolsonaro, que fez um falso anúncio durante a inauguração da segunda ponte da duplicação da BR 101 entre Porto Real de Colégio e Propriá, em 28 de janeiro de 2021. Até o deputado Marx Beltrão expressou incredulidade, cobrindo o rosto com as mãos. A estrutura tem 860 metros de extensão e 24 metros de largura, sem nenhum tipo de destaque para pedestres e ciclistas.

Diversas autoridades empenharam-se para chegar ao momento atual, em 13/01/24, pois falar sobre o tema não significa necessariamente fazer parte da decisão. No entanto, é crucial registrar a decisão significativa do aporte de recursos das Emendas Parlamentares dos deputados federais de Alagoas e Sergipe. Essa contribuição aliviou o orçamento da União, permitindo ao DNIT tomar a decisão final e assinar a Ordem de Serviço em Penedo.

Outras peças que mencionam participação nessa conquista são consideradas meramente simbólicas. Felizmente, a população está ciente disso.

Creditos: Raul Rodrigues