Você conhece Penedo? Então soube das marcas do "sexo" pelas ruas...

Claro que existem outras localidades com denominações intrigantes instigantes, mas será conteúdo para outro artigo histórico com detalhes.

Você conhece Penedo? Então soube das marcas do "sexo" pelas ruas...

A cidade quase tetra secular, com 388 anos completos neste 2024, tem em seu passado denominação de ruas e becos que muito se referem às épocas em que marcos históricos registraram por nomes esses locais.

Rua dos Nus => Rua localizada ao lado do antigo campo do seu Mané Bispo, atual Clube da Paísa. Fundamentação: as crianças moradoras daquela artéria viviam sempre nuas ao brincarem nos derredores das suas casas. Razão da denominação.

Beco da Periquita => Denominação dada à Rua Arizona localizada no Conjunto José Moraes Lopes – COHAB –, mas que muitas pessoas antigamente chamavam de Beco da Priquita. 

Caicirola => Denominação dada a uma pequena viela no bairro Vermelho – bairro Santo Antônio – onde nos anos 40/50 homens dormiam de cirola – espécie de pijama – e ao saírem de suas casas à noite ou de madrugada para “mijarem”, eram vistos vestidos assim dando origem ao nome de Beco do Caicriola. Algumas vezes, segundo informações colhidas – a criola caía mesmo.     

Cacete Armado => Início da estrada que interliga a cidade ao povoado da Ponta Mofina, onde era localizado um Bar – espécie de boteco – cujo proprietário mantinha por trás do balcão, um cacete para separar as brigas entre os clientes depois de embriagados. Daí o nome Cacete Armado para separar brigas.

Sovaco da Ovelha => Região localizada no barro Vermelho – bairro Santo Antônio – onde antigamente se mantinha o Matadouro nos anos 40/50/60/70, quando então foi transferido para a antiga área interditada no bairro Santa Luzia, também denominado de Gabriel. Antigo ferreiro que morava no limite do trajeto dos ônibus urbanos de Penedo.

MariElza – Na verdade, onde se localizava uma casa de tavolagem – Cabaré – cuja a senhora Maria Elza era dona e proprietária, na saída de Penedo com destino à BR 101, entroncamento de São Sebastião – o mais famoso de Penedo nos anos de 70/80/90.

E por último, o Kamartelo, maior e mais conhecido Cabaré de Penedo, com fama interestadual – Alagoas e Sergipe – localizado na Rua São Miguel e adjacências, onde o “amor estava no ar”, comandado por figuras folclóricas da cidade do Penedo, Mindú, Daí e Nilza, em cujos salões se apresentaram vários artistas famosos, como Valdick Soriano, após realizar show no Cine São Francisco para a sociedade, sendo dito por ele à época, “aqui é o meu lugar”. Marco histórico: Valdick Soriano foi do Hotel São Francisco até o Cabaré onde cantou os seus maiores sucessos sem cobrar nada para quem quisesse assistir.     

Creditos: Raul Rodrigues