Tragédia socioambiental deve conduzir campanha política em Maceió em 2024

Tragédia socioambiental deve conduzir campanha política em Maceió em 2024
As negociações para definir candidatos a prefeito em Maceió estão a pleno vapor, mas é certo que nesse jogo as eleições municipais de 2024 devem fortalecer a disputa entre dois caciques políticos do estado: Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, e o senador Renan Calheiros (MDB).

O prefeito João Henrique Caldas, o JHC, apesar de ser considerado o provável vencedor do pleito ainda não confirmou se vai concorrer à reeleição, mas esse comportamento não é estranho. Em 2022, ele deixou o PSB para se aproximar do bolsonarismo, ao se filiar ao PL, e deve contar com o apoio de Lira. Já Calheiros tem dito que três nomes do MDB estão entre os cotados pelo partido para participar do pleito. O escolhido deve ter apoio também do governador Paulo Dantas (MDB).

O PT, por sua vez, já decidiu que terá candidatura própria. Em reunião plenária, o partido, que está federado ao PCdoB e PV, escolheu o deputado estadual Ronaldo Medeiros como o representante da sigla na disputa.

O site Jota.info iniciou levantamento no país sobre os possíveis candidatos a prefeito em Maceió e você pode conferir abaixo os nomes encontrados no trabalho. A grande certeza que o eleitor deve ter é que o novo prefeito terá de lidar com a crise socioambiental causada pelo afundamento de solo nos bairros de Maceió por conta da atividade de extração de sal-gema operada pela Braskem. Esse tema tem potencial gigantesco, inclusive, para mudar os rumos da eleição e surpreender os candidatos nas urnas.

Confira quem são os prováveis candidatos a prefeito em Maceió em 2024


1- JHC
João Henrique Caldas, 36 anos, é natural de Maceió (AL). Graduado em Direito, trabalhou como advogado antes de se lançar na política. Em 2010, aos 23 anos, foi eleito deputado estadual. No pleito seguinte, chegou à Câmara dos Deputados, e foi reeleito deputado federal em 2018. Ele se licenciou na metade do mandato quando foi eleito prefeito pelo PSB. Logo depois, trocou a sigla pelo PL ao se aproximar do presidente Jair Bolsonaro. JHC ainda não cravou se será candidato à reeleição como prefeito de Maceió nas eleições municipais de 2024.

2- Ronaldo Medeiros (PT)
Ronaldo Medeiros, 58 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas cresceu no município alagoano de Palmeira dos Índios. Formado em Marketing, Medeiros trabalhou como servidor do INSS. Em 2019, foi presidente da Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (ARSAL). Em 2010, foi eleito para o primeiro dos quatro mandatos como deputado estadual. Ronaldo Medeiros agora é pré-candidato à prefeito de Maceió nas eleições municipais de 2024.

3- Rafael Brito (MDB)
Rafael Brito, 42 anos, é natural de Maceió (AL). Ele é graduado em Administração de Empresas e atuou como empresário do ramo de alimentos. Assumiu cargos no Executivo local, foi secretário do Trabalho, depois, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e comandou a pasta da Educação no governo do estado. Em 2022, foi eleito deputado federal. Brito, que é presidente do MDB no município, é um dos prováveis candidatos à Prefeitura de Maceió pela legenda.

4- Dr. Wanderley (MDB)
José Wanderley Neto, 74 anos, nasceu no município de Cacimbinhas (AL). Wanderley é formado em Medicina e se especializou em cardiologia. O cirurgião é também professor na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e diretor do Instituto de Doenças do Coração no estado. Por conta de seu trabalho como médico, foi nomeado Secretário de Saúde de Alagoas em 1995, pelo então governador Divaldo Suruagy. Também foi eleito vice-governador na chapa com Teotônio Vilela Filho em 2007. Em maio de 2022, se elegeu vice com Paulo Dantas em eleição indireta. Nas eleições gerais de outubro daquele ano, foi eleito deputado estadual. Agora Dr. Wanderley pode ser candidato a prefeito de Maceió nas eleições municipais de 2024.

5- Alexandre Ayres (MDB)
Cláudio Alexandre Ayres da Costa, 42 anos, é natural da capital alagoana. Ayres atuou como advogado e chegou a exercer cargos na administração pública, como o de coordenador jurídico da Secretaria de Saúde de Alagoas entre 2004 e 2009. Em 2019, no governo de Renan Filho, foi nomeado chefe da pasta. Também comandou a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado. Em 2022, foi eleito deputado estadual com a maior votação do pleito: 61.142 votos. Agora Alexandre Ayres pode ser candidato a prefeito de Maceió nas eleições 2024.