Por 24 anos sede da prefeitura de Penedo foi melada entre Azul e Amarelo

Hoje a sede da prefeitura transmite serenidade e não mais a arrogância dos antigos gestores.

Por 24 anos sede da prefeitura de Penedo foi melada entre Azul e Amarelo

A população de Penedo testemunhou seu principal prédio em termos de poder político sendo alternadamente pintado entre as cores azul e amarelo, dependendo do gestor escolhido pelo sufrágio popular, o voto.

Ninguém deixava de votar em A ou B simplesmente porque era a escolha refletida na disputa entre dois partidos e seus candidatos. Aqueles que tentaram uma posição intermediária foram engolidos pelo sistema.

Essas cores sempre foram usadas de maneira provocativa para desmerecer o legado do ex-prefeito, mesmo quando sua permanência não era assegurada pela lei, após a proibição da reeleição para um terceiro mandato.

Com a chegada de um novo líder, que não carregava consigo as ranhuras da política mesquinha, Penedo agora pode vislumbrar um prédio público livre das cores de A ou B, priorizando, em primeiro lugar, o povo, seu único doador de poder, por ser ele quem decide quem deve ocupar o gabinete como prefeito.

Em segundo lugar, para remover a poluição visual imposta por cores que não têm significado para Penedo – azul e amarelo, representando os partidos em questão, os quais nunca colocaram Penedo em posição de destaque.

A cor neutra carrega o significado de paz, não de conflito, representando a escolha feita pelo povo, não imposta pelos líderes partidários em Maceió ou na Barra de São Miguel.

O erro era tão marcante que chegamos a ter até uma prefeitura bicolor.

Veja só:

prefeitura bicolor.jpg Imagem original em arquivo do Correio do Povo 

 

Creditos: Raul Rodrigues