O que a política desenha para 2024 e 2026 em Penedo? Despedida de 2023

Fora de Penedo Guilherme é bem mais forte que em 2022. Dentro de Penedo Március tem perdido muitos aliados por abandono e compromissos não cumpridos. Enquanto isso Penedo terá recebido três pontes: Penedo/Neópolis - Maituba do Peixe e Ponta Mofina que, unem povo.

O que a política desenha para 2024 e 2026 em Penedo? Despedida de 2023

Em 2024 a política penedense aponta para uma disputa já presente no imaginário das pessoas por pertencimento aos que significa ser melhor para o município e para o povo. Sem acidente de percurso, uma escolha pré-fabricada pelos FATOS contra os BOATOS.

IBRAPE e DATAENSUS já apontam para vitória de Ronaldo Lopes com ampla vantagem.

Que contestem os sem pesquisas. 

Em 2026 a segunda etapa das eleições, buscará o redefinir da política por se tratar dos destinos de Penedo ante ao governo do estado por vaga de deputado estadual. E isto é fato.

Lógico que alguém pode alegar que está longe demais; mas as eleições no Brasil estão sendo tratadas de dois-em-dois anos. Ou seja: a de prefeito com vistas à de governador, e de governador com vistas à de prefeito. A moda vagões de trem.

Uma eleição é a locomotiva da outra. A máquina propulsora.

Corroborando com esse contexto avistamos que a disputa de 2026 pode ser com duas projeções: do grupo do atual prefeito Ronaldo Lopes a indicação de Guilherme Lopes para a ALE – Assembleia Legislativa do Estado – que foi o mais votado de toda a história política de Penedo em 2022 – 12,5 mil votos – somados aos mais de – 10,5 mil votos – no restante do estado, votação esta, nunca atingida por nenhum outro nome em eleições passadas. Só fora de Penedo Guilherme Lopes obteve mais votos que o mais votado dentro de Penedo. São os números e os fatos. 

E com Guilherme candidato de novo, as chances de vitória passam das chances de derrota. Também faz parte da analogia dos fatos. 

Já pelo grupo dos Beltrão pode vir uma outra candidatura a deputado estadual para decidir o futuro político de Penedo entre os Lopes e os Beltrão. Isto também é dos fatos.

Se a candidatura for a de Március Beltrão teremos o clássico das multidões. 

Guilherme será muito forte em Penedo, e Március bastante forte fora de Penedo. 

A divisão dos votos em Penedo será feita pela credibilidade dos Lopes, e pelo populismo de Március. 

Uma disputa somente previsível mais próxima da data das eleições. 

Creditos: Raul Rodrigues