Palmeiras teve queda no aproveitamento como visitante no Brasileirão em 2023

Palmeiras teve queda no aproveitamento como visitante no Brasileirão em 2023
Em 2023, o Palmeiras venceu o Campeonato Brasileiro pela segunda vez consecutiva, a 12ª em sua história. Apesar disso, a equipe comandada por Abel Ferreira teve uma queda de rendimento jogando fora de casa em comparação com o ano anterior.
Em 2022, quando também foi campeão, o Alviverde acumulou cerca de 66% dos pontos possíveis disputados longe de sua torcida. O Palmeiras perdeu apenas uma vez, na última rodada, quando já havia garantido o título. Neste ano, porém, o Verdão terminou a temporada com um aproveitamento como visitante de aproximadamente 45%. Nas 19 partidas que disputou fora de casa, o Palmeiras venceu seis, empatou oito e perdeu cinco.
Apesar da disparidade no aproveitamento, a quantidade de vezes que a equipe balançou as redes como visitante seguiu outra tendência. O Palmeiras fez 29 gols jogando fora de casa em 2023, dois a mais do que no ano anterior.
Os resultados piores se justificam não pelos tentos anotados, mas sim pelos sofridos. O Verdão sofreu 21 gols nesta temporada, seis a mais que em 2022, um aumento de 40%.
Nos clássicos, o Alviverde não apresentou resultados ruins sob os olhares da torcida adversária e terminou o Brasileirão sem nenhuma derrota. O Palmeiras empatou com Santos e Corinthians, sem gols, e superou o São Paulo, por 2 a 0.
Na próxima temporada, a equipe paulista irá em busca do seu 13º título brasileiro. Além do Brasileirão, o Verdão também disputará o Campeonato Paulista, a Supercopa do Brasil, a Copa do Brasil e a Libertadores. Seu primeiro compromisso oficial em 2024 será contra o Novorizontino, pelo Paulistão, no dia 21 de janeiro.