TJ de Alagoas anuncia liberação de edital de concurso para técnicos em 2024

TJ de Alagoas anuncia liberação de edital de concurso para técnicos em 2024
O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ AL), Fernando Tourinho, anunciou que o novo edital para a carreira de Técnico deve ser divulgado em 2024. Segundo as informações divulgadas ao PodCastTJAL, todos os candidatos aprovados no último certame serão convocados ainda em 2023 para reforçar os quadros do Tribunal.

O último concurso público do Tribunal de Justiça de Alagoas foi publicado em 2017 sob organização da banca Fundação Getúlio Vargas, a FGV. Na ocasião, foram ofertadas 131 vagas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário.
Tourinho enfatizou a carência de pessoal, projetou um novo concurso para técnicos e ainda garantiu a chamada de mais aprovados da última seleção - que ainda está em validade. "Nós vamos, inclusive, terminar o ano nomeando todos os técnicos que foram aprovados no último concurso", disse.
Segundo ele, já foram nomeados mais de 60 servidores técnicos e cerca de oito analistas judiciários. No entanto, reforça que a carência é grande, em virtude das aposentadorias.

Em novembro, o Poder Judiciário de Alagoas formou uma comissão organizadora e deu o primeiro passo para a realização o seu novo concurso TJ AL para o cargo de técnico judiciário. O grupo terá como finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades pertinentes à realização do concurso. Os nomes dos cinco integrantes foram publicados no Diário Oficial do Poder Judiciário de Alagoas.

De acordo com a portaria, a oferta do concurso será para provimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. A contratação será em caráter efetivo. O quantitativo de vagas, no entanto, ainda não foi revelado, assim como as especialidades que serão contempladas no edital. Tais detalhes serão definidos pela comissão recém-formada.

O Portal da Transparência revela que o tribunal dispõe de 106 cargos vagos de técnico judiciário, que exige o nível médio completo. Os vencimentos básicos iniciais do cargo são de R$3.006,69. Os servidores ainda têm direito a gratificações e benefícios.