Atual bicampeão, Palmeiras completa 103 anos da conquista de seu 1° Paulista; veja como foi

Atual bicampeão, Palmeiras completa 103 anos da conquista de seu 1° Paulista; veja como foi
Há 103 anos o Palmeiras conquistou o inédito título de Campeonato Paulista, que também foi a primeira taça de grande expressão de sua história, depois de vencer o Paulistano, por 2 a 1, em jogo extra. Na ocasião, com seis anos de existência, o clube ainda era chamado de Palestra Itália.
Esse primeiro título veio depois de dois vice-campeonatos do Estadual, em 1917 e 1919, justamente para o mesmo rival sobre o qual levantou a taça. Na época, o Paulistano vinha de quatro conquistas seguidas de Campeonato Paulista.
Na campanha, o Palestra disputou 17 jogos. Foram 13 vitórias, dois empates e duas derrotas, além de 56 gols marcados e apenas dez sofridos.
O torneio tinha uma fórmula diferente da que é disputada hoje em dia. A competição era de pontos corridos, com dez clubes participantes. Essas equipes se enfrentavam em jogos de ida e volta e a melhor colocada ao final ficava com o título.
A equipe palmeirense teve campanha notória, vencendo seus oito jogos. No último jogo, contra o Paulistano, o Verdão precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão, mas o adversário levou a melhor, conquistou os dois pontos e empatou com o Palestra, com 26 pontos, forçando uma partida extra.
No estádio Chácara da Floresta, o Palestra, então, derrotou o Paulistano, por 2 a 1. Os três tentos saíram no segundo tempo: Mário Andrade marcou o gol do adversário, enquanto Martinelli e Mateus Forte fizeram o do Palmeiras.
Assim, o clube conquistou o primeiro Estadual de outros 24 que viriam, posteriormente. Atualmente, o Verdão é atual bicampeão Paulista, tendo faturado o Paulista em 2022 e 2023, vencendo São Paulo e Água Santa, nas finais, respectivamente.