Mirando o futuro real, comércio de Penedo irá virar Centro Turístico

Os hotéis e pousadas já servem para o turismo. Os pontos comerciais não. E Penedo não tem outras áreas para o turista passear com nas orlas de Maceió, Fortaleza, Aracaju, e por aí vai. O centro histórico tem que se preparar para o futuro.

Mirando o futuro real, comércio de Penedo irá virar Centro Turístico

Não precisa ser nenhum Nostradamus para enxergar que o antigo comércio de Penedo tende a virar uma espécie de Centro Turístico pelas imperiosas condições do mundo moderno.

No antigo comércio não mais existe estacionamento para os clientes fazerem suas compras em confortáveis condições. As ruas estão sempre abarrotadas de veículos, e estacionar em área de risco é pedir para ser multado. E a multa vem e está correta.

Os pontos comerciais já se tornam diminutos para grandes lojas – as chamadas lojas ancoras – que servem de chamariz para os clientes. Antes só existiam lojas ali. Hoje na parte alta o grande comércio já se instalou.

Na parte alta o ordenamento paisagístico é um desastre, porém é para onde tende Penedo a crescer. A parte urbanística virá também.

Para se ter certeza do que aqui está escrito, basta olharmos para as grandes cidades e capitais do Brasil para se constatar que os antigos centros comerciais viraram para outras atividades que não as do comércio.

O centro histórico está condenado? Não! Apenas terá que passar por uma metamorfose e se adequar para turismo que se avizinha. 

E o turismo não acontece dentro do centro comercial. Ele requer outras atividades.      

Creditos: Raul Rodrigues