PGR propõe audiência para resolver disputa entre Lira e Renan

PGR propõe audiência para resolver disputa entre Lira e Renan
A Procuradoria-Geral da República (PGR) sugeriu uma audiência de conciliação entre Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), visando resolver duas ações penais iniciadas por Lira. A informação foi revelada nesta terça-feira, 12, pelo jornal O Globo.

As queixas de Lira abordam acusações de calúnia, difamação e injúria feitas por Renan em eventos públicos e redes sociais. Uma delas refere-se à privatização da prefeitura de Maceió, enquanto a outra acusa Lira de desvio de dinheiro público e violência doméstica. Renan alega imunidade parlamentar para suas declarações.
A vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Santos, apoiou a remoção de uma postagem de rede social solicitada por Lira, considerando-a excessiva e desmentida judicialmente. No entanto, Santos destaca a necessidade de uma audiência de conciliação, conforme a lei, antes de avançar com as queixas. O ministro André Mendonça, relator dos casos, decidirá sobre esse procedimento.
Conforme a reportagem, os embates judiciais entre Lira e Renan se intensificaram nos últimos doze meses, incluindo as ações atuais no STF. Apesar das tentativas do governo federal de mediar, a disputa entre os dois políticos continua sem resolução.