Corinthians goleia São Paulo e é campeão do Paulistão Feminino-2023

Corinthians goleia São Paulo e é campeão do Paulistão Feminino-2023
As brabas do Corinthians são as campeãs do Paulistão Feminino-2023. Na manhã deste domingo (26/11), na Neo Química lotada, pela volta da final do Estadual, golearam as são-paulinas por 4 a 1 . Com isso, inverteram a desvantagem, pois o placar da ida tinha sido 2 a 1. Assim levam o caneco pela quarta vez, recuperando a hegemonia que haviam perdido para o Palmeiras em 2022. Este foi o quarto Paulistão que as corintianas ganharam. Elas foram campeãs em 2019, 2020 e 2021.  Já o São Paulo buscava o terceiro título e um fim de jejum, pois venceu em 1997 e 1999.
Jaque, no primeiro tempo, e Tarciane, no início da etapa final, abriram 2 a 0 para as corintianas. Dudinha, pouco depois de entrar, fez um gol sensacional para o São Paulo. Mas a artilheira Vic Albuquerque fez o terceiro gol. Jhenifer definiu a goleada que encerra a temporada perfeita do Corinthians no Feminino: Campeão Paulista, Brasileiro, da Supercopa e da Libertadores.
Só deu Corinthians no primeiro tempo. Envolvente no ataque, criou uma série de oportunidades. Vic Albuquerque teve uma finalização que Letícia Alves tirou na linha e outra que foi no travessão, além de vários outros lances de perigo. O São Paulo dependia de lances de Rafa Mineira pela esquerda para levar perigo para a goleira Lelê.  Aos 38, veio o gol quando Jaque escorou cruzamento para fazer, de cabeça, 1 a 0.
O São Paulo voltou com Dani Silva na vaga de Fê Palermo e com mais ímpeto ofensivo. Tanto que antes dos dois minutos foi duas vezes ao ataque e quase marcou numa cabeçada de Melissa, com Tarciane salvando em cima da linha. Mas um chutaço de Vic Albuquerque no travessão, aos cinco, fez o São Paulo recuar. Afinal, perder por um gol levaria a decisão aos pênaltis. Mas, por dois gols,  o caneco seria do Timão. Contudo, aos oito, não teve jeito. Gabi Portilho cruzou e Tarciane fez 2 a 0, de cabeça. O técnico Thiago Viana tentou mudar o rumo do jogo e colocou a atacante Dudinha em campo. Na primeira bola que ela pegou, aos 17, mandou de fora da área. Um golaço que poderia recolocar o time no jogo.
Porém, dois minutos depois, Vic Albuquerque, pegando uma sobra, fez o terceiro gol das Brabas. Isso esfriou as são-paulinas, que ainda viram Jhenifer, segundos depois de entrar em campo, aos 29, ampliar o placar para o Corinthians. Na reta final, com as muitas alterações (sete do Corinthians e seis do São Paulo) o jogo perdeu em intensidade. Mas tudo já estava definido. Corinthians campeão.
Final do Paulistão feminino-2023 (jogo de volta)
Data: 25/11/2023
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Público presente: 40.235
CORINTHIANS: Lelê; Katiuscia (Paulinha, 38'/2ºT), Tarciane (Yasmim, 20'/2ºT), Tamires e Mariza (Andreza Pereira, 20'/2ºT); Diany (Juliana Ferreira, 29'/2ºT), Gabi Zanotti (Fernandinha, 37'/2ºT) e Gabi Portilho; Vic Albuquerque (Duda Sampaio, 29'/2ºT), Jaque Ribeiro e Millene (Jhenifer, 29'/2ºT). Técnico: Rodrigo Iglesias
SÃO PAULO: Carlinha; Letícia Alves, Ana Alice, Mimi (Pardal, 37'/2ºT)  e Fê Palermo (Dani Silva, Intervalo); Melissa, Robinha (Isabelle, 37'/2ºT) , Aline Milene (Vivian, 37'/2ºT) e Rafa Mineira (Dudinha, 15'/2ºT); Ariel (Glaucia, 15'/2ºT) e Mariana Santos. Técnico: Thiago Viana
Gols: Jaque Ribeiro, 38'/1ºT (1-0); Tarciane, 8'/2ºT (2-0); Dudinha, 17'/2ºT (2-1); Vic Albuquerque, 19'/2ºT (3-1); Jhenifer, 29'/2ºT (4-1)
Árbitro: Edina Alves Batista
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e Leandra Aires Cossette.
VAR: Daiane Muniz dos Santos
Cartões amarelos: Tarciane, Mariza, Vic Albuquerque (COR)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.