Quais os desdobramentos da vinda de Valdinho Monteiro para o grupo de RL?
24/11/2023, 16:05:22Valdinho esteve em uma Carruagem de Fogo, iria cair num Globo da Morte, e antes que o pior acontecesse soube se desvencilhar das algemas da política.

Valdinho Monteiro, vereador em seu terceiro mandato sempre pelo mesmo grupo político do ex-prefeito Alexandre Toledo, nunca esteve em posição tão delicada quanto no momento atual. Ele foi o campeão de votos em 2020, mas agora se vê diante de uma encruzilhada. Com a morte de Toledo, vê-se que permanecer no mesmo caminho o levaria a um declínio eleitoral diante dos interesses de Ivana Peixoto, que também almeja cargos na esfera majoritária e na vereança, passando a ser herdeira de Alexandre. No entanto, Valdinho não é mais o candidato apoiado por Toledo.
Depois de muito ponderar sobre sua situação e política de sobrevivência, Monteiro tomou a decisão de se unir ao grupo do prefeito Ronaldo Lopes, encontrando-se solitário neste momento crucial de sua carreira política e sem enxergar outra alternativa viável. Era uma questão de "vai ou racha".
A saída de Valdinho do grupo do ex-prefeito Március Beltrão era algo esperado. Monteiro e Beltrão nunca foram próximos politicamente, havia respeito mútuo entre eles, mas não havia interesse de aproximação real, a não ser de forma hierárquica. Os grandes sempre tentam subjugar os menores. Falo com propriedade, pois acompanhei ambos ao longo do tempo.
Neste momento de rearranjos políticos locais, o rompimento entre Valdinho Monteiro e Ivana Peixoto era previsível. Tanto que uma emissora de rádio, que costumava elogiar Valdinho e é mantida pelos irmãos B1, B2 e B3, os Bananas de Pijama, anunciou nesta semana, que o candidato a vereador apoiado por Ivana seria seu irmão, Walner Peixoto. Ou seja, Valdinho foi excluído do círculo de apoio da emissora.
Com a entrada de Valdinho Monteiro no grupo de Ronaldo Lopes, sua própria equipe continuará a apoiá-lo, garantindo-lhe uma base sólida. Essa equipe também o protegerá dos ataques dos adversários políticos, permitindo a Valdinho um caminho mais tranquilo entre seus apoiadores e possibilitando-lhe atrair outras lideranças desgarradas de outros políticos pelo desgaste do tempo. Isso ampliaria sua base eleitoral para um retorno mais tranquilo à vida política. O Correio do Povo Penedo - CPP - vê isso como um retorno possível à câmara de vereadores de Penedo.
A ausência de Alexandre será sentida por Valdinho? Certamente. No entanto, também não trará valores para Walner Peixoto. Esta é a realidade dos acontecimentos atuais.