As moedas inversas de quem tem catarata; Renan Calheiros perdendo poder?

Quem enxerga perda de poder dos Calheiros deve estar com catarata e glaucoma ao mesmo tempo

As moedas inversas de quem tem catarata; Renan Calheiros perdendo poder?

A Guerra de Quarenta anos entre os Calheiros e os Lira, que teve início com Renan e Biu, e que foi absorvida por Arthur e Renan Filho, é característica dos clãs políticos. Essa disputa perdurou exatamente durante os mandatos de Renan Calheiros: começando em 1978, com seu primeiro mandato como deputado estadual, seguido pelos quatro anos como deputado federal Constituinte e os quatro mandatos como senador da república, tornando-o o senador decano em mandatos consecutivos por Alagoas. Estadual e Federal. Um período equiparado ao de Benedito de Lira, atual prefeito de Barra de São Miguel.

No cenário atual, Renan Calheiros é o senador que apoiou a campanha de Lula para seu terceiro mandato. E em uma relação tão rígida quanto o presidente Lula com o senador Renan, o tempo é um fator que somente solidifica o apreço entre os dois.

As últimas conquistas para Alagoas no governo Lula III, estão todas as obras elencadas para o estado por meio dos Calheiros, algumas provenientes do ministério dos transportes, do qual o ministro é Renan Filho. A Ponte Penedo/Neópolis é um exemplo significativo.

Alguns argumentam sobre a perda de poder de Calheiros, mas se considerarmos a escala de poderes atualizada, projetamos da seguinte maneira:

Calheiros mantém sua influência e força política.

Biu de Lira passou de senador para prefeito de Barra de São Miguel, uma mudança significativa.

Quanto a Arthur Lira, ele sairá do ápice de sua carreira como deputado federal e presidente da câmara dos deputados federais, exercendo um papel de destaque nacional, para a posição de ex-presidente da CF e potencial candidato ao senado, embora sua eleição seja incerta, apesar de grandes chances de vitória, embora não confirmadas até o momento.

Renan Calheiros acumula 08 anos de deputado estadual e federal e 32 de senador da república.

Creditos: Raul Rodrigues