Alerta Meteorológico: umidade do ar deve ficar abaixo de 20% em municípios alagoanos

Alerta Meteorológico: umidade do ar deve ficar abaixo de 20% em municípios alagoanos

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), que é responsável por monitorar as condições meteorológicas, alertou para a umidade do ar abaixo dos 20% em municípios localizados nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco. O alerta foi emitido nesta terça-feira (14) e tem validade até a próxima sexta-feira (17).

Segundo o documento, a presença de sistema de alta pressão, associado a atuação de uma massa de ar seco e quente, inibe a formação de nebulosidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados (12 +) sobre a região.

Nesse período, de acordo com o alerta, há um aumento do potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas na região, elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídrica, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

De acordo com o documento da Semarh, as regiões ambientais que apresentarão os menores índices de umidade relativa do ar serão as regiões do Sertão e do Sertão do São Francisco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também já havia divulgado um alerta de baixa umidade para 35 municípios de Alagoas, nessa segunda-feira (13). Entre as recomendações listadas pelo Inmet estão a de beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.