Toinha Pitu; um símbolo do folclore de Penedo esquecida injustamente
12/11/2023, 11:29:06A continuarmos assim, perderemos a nossa rica história.
A memória dos cinquentões e sessentões do Penedo está viva, lembrando do folclore desta cidade que oscila entre soluços de desenvolvimento e progresso, como durante os mandatos dos prefeitos Dr. Alcides, Dr. Hélio,Dr. Raimundo Marinho e Ronaldo Lopes. Entre esses líderes, o município experimentou momentos de colapso sem melhorias, muitas vezes evidenciados pelas pinturas nos meios-fios.
Nos anos 50, 60, 70 e meados dos anos 80, o folclore penedense foi impulsionado pela força de vontade de uma figura ímpar para nossa cidade, a saudosa Toinha Pitu. Seu legado merece ser perpetuado através de um monumento, seja uma rua ou praça, em reconhecimento ao muito que fez pelos jovens e adultos. Ela comandava o Pastoril, os Anjinhos nas grandiosas procissões religiosas e o Pastoril dos adultos, com as mulheres "rendeiras" que desfilavam nas festas do Bom Jesus dos Navegantes e nos Finais de Ano, celebrando a cultura popular nos palanques erguidos pela prefeitura de Penedo.
Infelizmente, a história de Penedo tem sido desmantelada por substituições de nomes importantes de ruas, praças e até escolas, motivadas por interesses políticos de terceiros. Se essa prática persistir, Penedo corre o risco de perder sua própria narrativa histórica.
Apelamos para que a Secretaria de Cultura aja enquanto há tempo para preservar a identidade e a rica herança cultural de Penedo.