Edifício Promotor Dr. Sílvio Menezes Tavares é entregue ao MP em Penedo

Espelho para todas as atividades às quais desenvolveu, Dr. Sílvio foi motivo de embargo na voz do Dr. Eládio Estrela em discurso ao homenageado.

Edifício Promotor Dr. Sílvio Menezes Tavares é entregue ao MP em Penedo

Em uma solenidade de muito brilhantismo com as presenças das maiores autoridades do judiciário alagoano, foi inaugurada a sede do Ministério Público de Alagoas em Penedo, localizada na Rodovia AL-110, saída Penedo para a BR 101 – entroncamento ou São Sebastião – cujo o Edifício recebeu a nomenclatura do Promotor aposentado, Dr. Sílvio Menezes Tavares, homem público cuja vida foi dedicada ao cumprimento das leis com o rigor devidamente necessário, mas nunca sem a humanização das suas ações.

Referência para quaisquer níveis do judiciário brasileiro, o Promotor Sílvio Menezes Tavares, deixa um legado de trinta e quatro anos dedicados ao Ministério Público, com uma irretocável honradez em sua conduta de homem público, cidadão penedense, marido, pai, avô, e bisavô, irmão, amigo, e de empresário e agropecuarista atividades pelas quais se dedicou também em parte da sua vida.

 

Amante do rio São Francisco, sempre sonhou em poder contribuir com a preservação do Velho Chico com a ideia de se construir barreiras de nível ao longo do baixo São Francisco, de tal forma que as águas acumuladas em cada trecho não impedissem a navegabilidade entre as barreiras, nem tão pouco deixar chegar o nível das águas a comprometer a vida, flora e a fauna da região de onde nasceu.

Sonhava para Penedo se transformar em um polo da agricultura dos mesmos moldes de Juazeiro e Petrolina com rica produção de frutas gerando emprego e renda.

Como agente da lei foi incompreendido por parte da população penedense ao se tornar um aplicador dos pedidos de prisão para os contraventores do Código Penal, muito embora em muitos casos tenha silenciosamente ajudado às famílias dos apenados. E isto o fez sempre sem alardes nem propaganda.

Se fossemos definir ao Promotor mais temido da cidade das ruas estreitas e largas avenidas, o definiria com justo. E quem é justo na maioria das vezes é incompreendido.

É um legado de exemplos incomensurável e para se descortinar o homem de família, o Promotor, o empresário e agropecuarista, administrator nato que fez por onde permanecerem vivas algumas entidades do Penedo.

Uma justa homenagem para um homem justo.  

Creditos: Raul Rodrigues